Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESTUDO BIBLICO : AFINIDADES

Texto biblico : II Cor. 1/12 - Rom. 6/5 - Mt. 22/39

A palavra afinidades significa: qualidade de afim- parentesco que um conjuge contrai com a familia do outro conjugue - conformidade, conexão, relação , semelhança- semelhança na estrutura ou no desenvolvimento entre grupos que indica origem comum-relação com o proximo.

O lider cristão precisa ter algumas afinidades que são consideradas básicas no exercicio de sua liderança, (ações relevantes na igreja)Entre elas podemos citar: 1) amar o proximo, 2)conhecer e praticar o estatuto da igreja ,3)ser dizimista, 4)ser zeloso com as instalaçoes e patrimonio da igreja.

Topico 1- Amar o proximo : ouvimos regularmente este mandamento de Jesus na igreja, mas nem sempre conseguimos realizar esta tarefa(se fosse simples assim , não seria um mandamento). O proximo é qualquer pessoa que esteja ao nosso alcance fisico, quer conheçamos ou não. Esta pessoa precisa ser amada com a mesma intensidade que sentimos por nós mesmos.
O irmão que esta agora ao seu lado no banco da igreja pode estar precisando de apoio, uma palavra de animo, uma orientação, uma ajuda financeira, o seu colega de trabalho,seu vizinho, seu parente também tem a mesma necessidade. Faça o possivel e Deus te recompensará grandiosamente. (LC. 6/35)

Topico 2)Conhecer e praticar o estatuto da igreja: o lider cristão precisa estar em sintonia com a igreja, como posso ser cooperador da igreja se não sei o que é necessario ser feito? Como posso desenvolver uma vida ministerial se não sei quais são os pre-requisitos parta tal? Por isso que é necessario ter afinidades com as tarefas da igreja. O lider precisa ser frequentador dos cultos, conhecer profundamente a doutrina da igreja, agir prontamente, os membros da igreja querem ser liderados por pessoas que tem legitimidade no que fazer, pessoas que tenham certeza de sua chamada. E isso so se conquista com muita oração e dedicação a obra. A aprovação da igreja depende da capacidade de realização de tarefas. Assim como o Espirito Santo tem zelo por nós, nós também precisamos ter zelo pela causa do evangelho. Lembre-se é preciso conhecer e praticar! Amém !

Tópico 3) Ser dizimista: Nós vimos em lições anteriores que o lider dá exemplo aos seus liderados, o lider serve de espelho para as pessoas, as pessoas copiam o comportamento do lider, então o lider tem um comprometimento maior com seu dizimo. Ele não pode ser motivo da seguinte frase:"até o fulano não esta dando o dízimo".
O dízimo não é mera obrigatoriedade, mas um ato oriundo da fé nas promessas de Deus, é uma forma de voce mostrar sua gratidão pelas bençãos decorrentes da salvação. E tornar-se participante com Deus na obra da evangelização do mundo. É o privilegio de tirar 10% de toda a renda pessoal e investir nos negocios de Deus aqui na terra.
Se todos os crentes entregassem o dízimo, não haveria necessidade da igreja lançar mão de campanhas financeiras para execução da sua tarefa. O que ocorre é exatamente o oposto. É pequeno o percentual dos que se dispõe a cumprir este mandamento, talvez por falta de ensino e de não ter a visão correta do que significa o dízimo.
Malaquias afirmou é para que haja mantimento na casa do Senhor. No contexto de hoje é para que a igreja aqui na terra possa evangelizar, enviar missionários, manter obreiros, cuidar da assistencia social, construir templos para abrigar o povo e suprir o dia a dia da administração. Por exemplo: como a igreja poderá ser abençoada com o crescimento se faltam recursos para adquirir folhetos, dar suporte a programas de evangelismo e ajudar no cuidado aos crentes da igreja e da comunidade? O dízimo é para isso.

Tópico 4)ser zeloso com opatrimonio e as instalações da igreja: pode parecer menos importante mas a igreja tem necessidades comuns como qualquer casa ou empresa. O cuidado com o conteudo fisico da igreja também é uma responsabilidade que deve estar arraigada na pessoa do lider. Cuidado com bancos, cadeiras, iluminação, com a limpeza, equipamento de som, instrumentos etc... deve ser continuo. Este cuidado também é um tipo de dízimo., e também o tempo que é dedicado a vida da igreja. Assim como nós economizamos em nossas casa com a luz, agua , telefone etc... também devemos economizar na igreja. A partir de hoje não deixe luz acesa desnecessariamente, desligue os ventiladores ao sair da sala, não deixe intrumentos ligados, use os recursos de forma racional e voce verá como isso contribuirá para o desenvolvimento da casa de Deus.
Meu irmão essas atribuições poderão ser feitas por qualquer pessoa na igreja, não apenas pelo lider. E se voce sentiu vontade de ter mais afinidade com a igreja, estara "estagiando" para no futuro ser lider que vai fazer a diferença no crecimento da igreja..

Deus o abençoe de forma abundante!!!!

Um comentário:

Renata Souza disse...

Olá Ivani! Paz do Senhor Jesus!

Obrigada pela presença, e pelos comentarios!
Louvado seja Deus pela sua vida e pela vida que há neste ministério!
Que você possa a cada dia frutificar, crescer no conhecimento da Palavra de Deus,e continuar abençoando vidas!

Grande Beijo!
Paz do Senhor Jesus seja contigo!

Renata
www.scrapsgospel.com