Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESTUDO BIBLICO : Mantendo o controle da lingua- 05/07

A necessidade de colocar um freio na lingua (Leia Tg.3/2)

O dominio da lingua é algo da maior importancia na vida cristã, visto que temos que prestar contas de toda a palavra frívola que tivermos falado. portanto peça ajuda do Espirito Santo para discernir bem o que deve e o que não deve falar!
1.Sendo pronto para ouvir, tardio para falar : a palavra comportamento perfeito indica uma pessoa madura. Ou seja quem for capaz de domar sua lingua, pode se considerar maduro em Cristo e habilitado para toda a boa obra.
Toda a lingua descontralada é por sua natureza maliciosa. A malicia é uma das armas diabolicas que alimenta o egoismo humano com curiosodade por informações maldosas. É por esta razão que todo ser humano tem uma forte tendencia para fazer fofoca.
Um outro aspecto negativo da lingua indomada é a calunia. O caluniador é um canibal espiritual (Gl.5/15)
Quando tropeçamos com a nossa lingua, quase sempre não caimos sozinhos, sempre levamos alguem junto na queda.
*Aprendendo a dominar a lingua: Tiago ilustra quanto a dominar usando as figuras do cavalo e do navio .(Tg. 3/3,4)
A primeira das duas figuras é o freio - é uma peça de metal, colocada na boca do animal,para controlar todo o seu corpo. o cavalo apesar de possuir grande força, pode ser dominado por tão pequeno instrumento. A segunda é a do leme -peça pequena que serve para controlar o navio que mesmo açoitado pelos ventos, obedece ao leme manejado pelo timoreiro.Essas duas figuras noa remetem a necessidade de uma urgente disciplina pessoal. Paulo trata deste assunto com Timotéo (Leia ITm. 4/7) É a disciplina que mantém Deus no centro do nosso coração, sem disciplina não há crescimento e maturidade! Nós sabemos que a lingua tem uma força inflamatoria e difamatoria nos relacionamentos interpessoais. Portanto é imprescindivel a disciplina da lingua.
* Os pecados verbais: (Leia Tg. 3/5-Filip. 2/4ao13)
vangloria= elogio a si mesmo, é uma fraqueza... isto é quando nos gloriamos estamos fazendo propaganda da nossa real nulidade ( Rm. 7/18-Is.64/6)
bajulação: é a arte de manipular os outros, é o elogio feito com a finalidade de seduzir as pessoas. (Leia Sl. 5/9)
exagero:é o esticamento da verdade, a mentira sobre detalhes dos fatos. O exagero é o pecado que tras destruição.
*Tendo um falar Sim,sim - Não,não : o carater de uma pessoa se revela por suas palavras.Por esta razão o discipulo de Jesus tem que ter um falar carregado de amor, de alegria, de paz, de paciencia,de amabilidade, de mansidão, de lealdade e de longanimidade. A palavra de deus diz que se alguém afirma ser religioso, mas não controla sua lingua,está enganando a si mesmo e a sua religião é uma farsa, e de nenhum valor. As promessas que voce faz são todas mantidas ? ( Leia e medite em Mt. 5/37)
***Para ficar livre de problemas e sofrimentos, fale pouco e tome cuidado com suas palavras. ( Prov.21/23)

Deus te abençõe !!!

Nenhum comentário: