Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESTUDO BIBLICO-A SABEDORIA DO ALTO PARA O VIVER DIARIO-13/07

*Devemos compreender o que significa a sabedoria do alto.
O ensino de Tiago sobre a sabedoria do alto é também para nós, que passamos hoje, pelas mesmas crises e dramas que seus ouvintes originais.
1. Entendendo o significado de sabedoria do alto: A sabedoria verdadeira bem como a fé real (Tg.2/14-26), significa qualidades praticas de nossa maneira de viver, de pensar e de falar.
A pergunta que tiago faz no vers. 13 (leia) indica o desafio que temos em revelar essas qualidades do carater de Deus através do nosso bom trato e das boas obras em mansidão. Outro aspecto levantado por Tiago é que a sabedoria que provem do Senhor é pura, cheia de brandura, é amante da paz, é gentil, é tolerante, é submissa, é misericordiosa, é cordial, é justa e sincera.
As escrituras falam de modo decisivo sobre a importancia de sermos pessoas sabias em nossos relacionamentos. (Leia (Col.4/5,6)
2.A natureza da falsa sabedoria: (ler Tg.3/14) A falsa sabedoria é aquela que não procede de Deus. Veja seus frutos:
*Inveja amargurada : o falso sabio, quando não é motivo de atenção, torna-se amargo e ciumento.
*Sentimento faccioso: o falso sabio, no afã de ser sempre o centro das atenções, não hesita em promover divisões e intrigas.
3.Frutos da falsa sabedoria: (ler Tg.3/15) -Segundo este versiculo a falsa sabedoria tem as seguintes caracteristicas:
*É terrena: está no mesmo nivel dos homens. É uma sabedoria fraca,transitoria e imperfeita.
*É animal: Esta sabedoria vem dos instintos mais degradantes do homem, onde reina as racionalizações.
*É diabolica: suas orientações demoniacas destina-se aqueles cujos instintos corrompidos seguem os apelos da natureza carnal.
4.Entendendo a verdadeira sabedoria: (leia 3/17)- Tiago indica como discernir a verdadeira sabedoria, atraves de sete adjetivos basicos. A saber:
*É pura : O verdadeiro sábio é isento de toda sorte de impureza moral,lascívia,defraudação e concupiscência.
*É pacífica: O pacificador é aquele que se esforça para produzir a paz onde se encontra e,da mesma forma evita criar situações que resultem em atritos ou dissenções.
* É moderada: O moderado é uma pessoa mansa,que dá a outra face, que deixa também a túnica , que vai com o outro a segunda milha, que dá a quem lhe pede e não volta as costas ao que lhe pede emprestado.
*É tratável: O verdadeiro sábio procura,de todas as maneiras,promover reconciliação entre as pessoas que estão com seus relacionamentos quebrados.
*É misericordiosa : O verdadeiro sábio é aquele que perdoa completamente,que não alimenta desejos de vingança,mas desenvolve um comportamento com o de Jesus Cristo, que perdoou seus ofensores.
*É imparcial: A sabedoria que vem do alto não acepção de pessoas. Não trata as pessoas segundo as aparências, mas segundo o amor de Deus.
*É sem hipocrisia: A sabedoria do alto é genuína, sem fingimento. Ela não busca seus interesses,mas a glória de Deus.

Deus nos abençõe !

Nenhum comentário: