Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ESTUDO BIBLICO- 17/08-CRESCENDO NUMA ESPIRITUALIDADE COMPARTILHADA

* Devemos compreender que o compartilhar é a base da comunhão e da espiritualidade cristã.
Leia e medite em Tg. 5/16

Nenhuma outra igreja da historia, viveu tão intensamente o conceito pleno de comunhão, como a igreja primitiva. Os cristãos primitivos viviam um entrelaçamento saudavel, eles andavam de acordo nas ideias,na postura e nas atitudes. eles viviam como parceiros e socios da mesma familia,numa participação comum, envolvente e criativa. a igreja primitiva é a igreja de nossos sonhos!
1. O ENSINO DE ORAR UNS PELOS OUTROS: Talvez a maior carencia hoje seja a falta de companheiro de oração no contexto comunitario.O companheirismo é a base para cooperarmos em oração uns com os outros.
Tiago 5/13-18 ensina sobre como devemos orara uns com os outros e uns pelos outros. O conceito aqui é que a oração serve para cura de varios tipos de enfermidades.(doenças no fisico e na alma). O doente esta debilitado e incapacitado. Ou se quiser, ele esta espiritualmente fraco ou moralmente incapaz. A recomendação de Tiago é que se chame uma pessoa, visto que precisa de apoio. A referencia aos presbiteros é para indicar alguem qualificado e maduro para ministrar. Tiago não esta ensinanado aqui que so quem deve orar são os lideres principais da igreja, pois no v. 16 diz "orai uns pelos outros"
Tiago usa o exemplo de Elias v.17-18 para mostrar dois pontos importantes quanto a oração: nossas limitações humanas, a consequencia positiva quando dependemos de Deus.
2>O ENSINO DA CONFISSÃO DOS PECADOS UNS AOS OUTROS: o primeiro grande tratamento para o pecado é a confissão, visto que o ato de confessar pressupoe arrependimento. A confissão descrita aqui por Tiago implica naquela feita entre os crentes de forma reciproca(uns aos outros) e não a um pastor ou sacerdote. Por exemplo se uma pessoa ofendeu a outra, deve confessar e pedir perdão a pessoa ofendida. Agora, se a ofensa for de natureza publica, o erro deve ser publicamente confessado, de forma que todos envolvidos sejam perdoados. A recomendação de Tiago é que, primeiro haja a confissão e depois todos orem para que o doente seja curado e restaurada a saude.O uso imperativo" confessai vossos pecados uns aos outros) indica que a confissão e a oração devem ser uma pratica cristã entre os filhos de Deus. Todavia, o perdão dos pecados não resulta automaticamente da confissão. A confissão é apenas o passo inicial ! A pratica da confissão exige, antes de tudo um viver transparente, sem mascaras , sem ações artificiais, sem reações teatralizadas. A igreja não pode ser um lugar onde as pessoas tenham temor de compartilhar suas crises, seus medos e suas angustias.
3.CELEBRANDO UNS COM OS OUTROS : Tiago diz: Esta alguem feliz? Cante louvores (v. 13).Isto é gratidão ao Senhor. É de grande importancia agradecer continuamente ao Senhor pelos seus feitos. Pois atraves de tal continuo agradecimento, fechamos as brechas para o adversario não deixando espaço para ele nos atacar. Este agradecer deve ser puro e de todo o coração-( Leia Sl.9/1 e Sl. 86/12)- O louvor é a cura para os constantes lamentos e reclamações sobre a perda. Pois o louvor e o agradeciento nos guarda do cambalear na vida cristã.
4> A COMUNHÃO PLENA: Todos os que creram estavam juntos... (Atos 2/44 a,b)Todos os que creram... tinham tudo em comum. A base da nossa comunhão é ter tudo em comum, em pelo menos tres perspectivas: na participação na obra de Deus (v.42) ,na partilha dos bens materiais (v.44,45),na relação com deus atraves da adoração (v.47) O mais alto grau de comunhão se evidencia quando as pessoas sentem prazer de compartilhar também seus bens materiais com os irmãos necessitados.Precisamos como nos primordios estar unidos como igreja na unidade(ouvindo e estudando a palavra ) na diversidade(cada um na sua função) e na mutualidade (relacionamento direto de um para com o outro).

Agir da semana: Faça uma lista de nomes, e comprometa-se a orar por eles.
Conhece alguem com uma necessidade? Faça algo de concreto para ajuda-la. Isto fará diferença !

Que Deus nos abençoe, e que possamos estar unidos pelo amor de Deus, não olhando para placa denominacional, pois se esta fossetão importante não estaria fora da igreja , mas dentro guardada do sol, do vento e todo tipo de interperies.
O AMOR DE DEUS NOS UNE !!! GLORIA A DEUS POR IMENSO MISTERIO !!!

Nenhum comentário: