Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estudo Biblico-Como lidar com a sedução das riquezas?-27/07

* Devemos exaltar a fidelidade a Deus como algo mais importante do que possuir bens materiais.

As injustiças sociais que os leitores de Tiago atravessavam era tais, que alguns estavam sendo levados aos tribunais. ( Leia Tg.2/6).
Hoje também há uma aguda ausencia de justiça social e amor ao proximo, parecendo até que, algumas vezes, as atitudes injustas são a unica possibilidade de sobrevivencia.
l.Denuncia contra a falsa segurança das riquezas: Tiago ataca nesse texto, com palavras vigorosas, as inclinações as tentações sedutoras das riquezas. Tiago está dizendo que não há nenhuma razão para termos inveja dos ricos. No texto em foco, o ensino recai sobre o conselho de não se deixarem dominar pelo "achismo" de que as riquezas são um fim em si mesmo. Não podemos negar o fato que em algumas ocasiões a benção de deus tem consequencias materiais na vida dos filhos de Deus. a riqueza não é um fim em si mesmo, mas o meio de viabilização de outras coisas.
2.Denuncia contra a ambição pelas riquezas: O que esta em foco agora é o materialismo, o pecado de voltar a vida unica e exclusivamente para os prazeres e bens materiais. É tornar as riquezas mais importantes do que o proprio criador. Não há nenhum erro em ser rico, o maior problema é quando o dinheiro fica entre voce e Deus.(I Tm. 6/9) Se voce é rico, não deve perder a oportunidade de ser uma benção com suas riquezas. Acumular bens materiais não garante nosso futuro. ( I Tm. 6/9,10; 17-19). Eles estão sujeitos a traçã, ferrugem e ladrões. (Mt.6/19-21)
3.Denuncia contra a exploração no trabalho: A enfase aqui é que os patroes sejam justos para com seus empregados, tendo uma atitude coerente com sua fé. Os empregados devem ser dedicados no trabalho, obedientes ao seu chefe ou patrão, fazendo tudo com sinceridade de coração. ( Ef.6/5-8).Aos patroes não devem abusar da autoridade com os empregados, pois acima de todos esta o Senhor do céu. (Ef.6/9).
4.Denuncia contra a violencia e a injustiça social: Nos versiculos 5,6 Tiago denuncia a violencia e injustiças sociais. Os seus leitores originais estavam vivendo debaixo de profundas injustiças sociais.( Tg.2/6). Em Mc. 10/23-31. Jesus indica que a fascinação pelas riquezas impossibilita a pratica da justiça.

Agir da semana: Nesta semana doe parte do TEMPO a alguem, ajudando-o em alguma tarefa., ou faça um trabalho voluntário na sua igreja.
Que DEUS nos abençoe de forma abundante !

Nenhum comentário: