Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

terça-feira, 28 de junho de 2011

"ATENÇÃO"

Segurança
Como proteger seus filhos

Crianças e adolescentes que usam a internet podem ser vítimas de pedofilia, falsa identidade, ofensas através de montagens de fotos ou imagens, roubo de senhas para utilização de e-mails pessoais, roubo de diálogos ou imagens comprometedoras, cyberbullying e happy slapping.

Por outro lado, muitas vezes, os próprios adolescentes são os autores de infrações desse tipo. É comum eles acharem que não há nada de errado em participar de uma comunidade com um título “Eu odeio…”, mas discriminação é crime e cabe aos pais transmitir esse tipo de conhecimento aos filhos. Em geral, as crianças e os adolescentes pensam que não há problema em divulgar um vídeo em que um conhecido passa por algum vexame interpretando a cena como engraçada no estilo “videocassetada”, mas esse tipo de atitude caracteriza difamação.

Cabe aos pais orientar, ensinar e alertar. Para isso, é fundamental acompanhar a vida online dos filhos e conhecer os principais riscos enfrentados atualmente pelas crianças e adolescentes que usam a internet.

Cyberbullying - Usar a internet (através de comunidades, redes sociais, e-mails, torpedos, blogs e fotologs) para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “ssaiberbúliing”.

Happy Slapping - Evolução do cyberbullying em que a agressão acontece no mundo real. O agressor fotografa ou filma as cenas de agressão para depois mostrá-las na internet. Expressão em inglês que se pronuncia “répi islépin” – leia a história em quadrinhos “Mais respeito”.

Stalking Behavior - Perseguição em que a vítima tem sua privacidade invadida repetidamente e de diversas maneiras - por exemplo, pode ser alguém que insiste em mandar e-mails, publicar mensagens no Orkut, chamar no MSN etc. Em inglês, pronuncia-se “istálquin birreiviôr” – leia a história em quadrinhos “Perseguição”

Segundo a SaferNet Brasil, 33% das crianças afirmam que algum amigo seu já foi vítima de cyberbullying.

Pergunte! Comente! Participe!
O Blog do Edu, mantido pela GVT e seus parceiros, é um espaço onde os pais podem trocar experiências sobre como lidar com a internet na vida dos filhos.
Por que segurança é importante?
O que são crimes virtuais?
Dicas de proteção para você e seus filhos
Como denunciar
Pedofilia
Como identificar o comportamento de um pedófilo
Quando os filhos são adolescentes
Ajude seus filhos a se protegerem
Protegendo seu computador
Dicas de proteção para o seu computador
Saiba Mais
SaferNet
Cartilha de Segurança para internet – CGI
Criança & Mídia
Compartilhe

Nenhum comentário: