Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESCOLA BIBLICA- VICIOS: PRAZERES PERIGOSOS

Viver é uma experiencia que pode se mostrar perigosa, como uma faca de dois gumes. Ela oferece muitos prazeres ao homem, mas também pode lhe proporcionar muitos perigos. por isso, Pv. 23/29-35 é como um avisodo pai ao filho contra as muitas seduções do vicio, quer se apresente em forma de alcool,nicotina,psicotropicos,barbituricos,alucinógenos ou outro tipo qualquer de droga. movido pelo sopro de Deus, o experiente sábio nos alerta: cuidado com os vicios,pois para quem são as dores da vida, senão para os que se demoram no caminho da dependencia quimica?" (Prov. 23/29, compreendido de um modo mais abrangente.)

Vemos aqui uma serie de advertencias, não so contra o vinho, mas contra a seduçãoe a beleza de qualquer tipo de substancia que cause dependencia psicologica e fisica (Prov.23/31), pois todas elas são danosas.

1. O antes e o depois: Pv. 23/29
1.1- Primeiro vem os prazeres , depois os pesares- Veja Is. 5/11,12
1.2- Primeiro o bate -papo, depois o bate-boca-Pv. 10/12
1.3- Primeiro os riscos, depois as queixas-Pv. 31/4,5
1.4- Primeiro o vigor, depoisas feridas-Is.28/7,8 - Is. 1/6
1.5- Primeiro os olhos radiantes, depois os olhos vermelhos- Am.6/1-6

2. Sedução por prazer: Pv. 23/30,31
*O desejo pela aventura, pela busca do desconhecido. o cristão deve canalizar o prazer pela aventura na direção correta: pratica de um esporte,pesquisas, estudos de assuntos relevantes,viagens que levam a conhecer lugares pitorescos, ou historicos, etc... Doar as ferias para um trabalho missionario que pode ser uma grande aventura e principalmente a evangelização. Quando se evangeliza, cada dia se conhece uma pessoa nova e se obtem novas experiencias. ser cristão é viver em novidade devida.
*O fascinio das propagandas - a midiaexerceuma influencia muito grande sobre o modo de vida das pessoas.As propagandas modernas, tão belas, quanto perigosas, incutem mensagens implicitas ou até mesmo sublinares ou inconscientes. Devemos estar atentos, quanto a estas ciladaspois ninguem nunca verá uma propagandade cerveja, nem mesmo de aguardente, mostrando pessoas pálidas e sofrendo de cirrose hpática. Cuidado , as propagandas contagiam.
*O estimulo dos amigos:Seja firme em suas convicções, tenha carater e personalidade propria,não ceda a criticas, piadas ou gozações do grupo. siga o exemplo de Jose que disse não a imoralidade, mesmo sob forte pressão. (Gen.39/1-20) - Dn. 1.
*Os efeitos inevitaveis: (Pv. 23/32-35)
1. sequela fisica: (v. 32a)
2. sequela psicologica:(v.33a) -(v.35c)
3. sequela social:(v.34 e 35 )
4. sequela espiritual: (v.33)

*** CONCLUSÃO: A melhor saida para crise sera sempre : JESUS - O vicio é a pior escolha. Fuja dos vícios e corra para os braços do amoroso Pai celestial- só nEle há vida !

Nenhum comentário: