Sorria você está sendo abençoado ! :D

Sorria você está sendo abençoado ! :D
smilinguido

sexta-feira, 12 de março de 2010

ESTUDO BIBLICO: OS DESAFIOS DA LIDERANÇA CRISTÃ

Textos biblicos : Hebreus 13/7-II Corintios 4/2 - Tiago 1/19

Abordaremos alguns dos desafios cotidianos que todo o lider tem. Desafios ligados ao ministério, vida secular etc...
Vamos abordar dilemas intrapessoais e interpessoais. Varios lideres tem muitos problemas por não saberem diferenciar os problemas pessoais e de outros. O primeiro passo para encontrtarmos soluções adequadas.Parece simples, mas não é. Precisamos muito da presença de Deus para não agirmos adequadamente.
Precisamos aprender a vencer o desânimo - Como perseverar sob pressão? As pressões sobre os lideres cristãos são intensas e inevitáveis. Os lideres são os que levam as criticas feitas a instituição, tem a responsabilidade de tomar decisões dificeis, dispoe de pouco tempo para a familia, e não tem tempo para tirar férias.
Ainda quer ser lider meu irmão?
Sem contar que ainda acontecem as decepções com os liderados que prometem muito, mas que ficam so na promessa, ou os que se afastam etc...e por fim um lider cristão enfrenta um problema caracteristico: a solidão. Alguns assuntos ele so pode dividir com Deus ! E como se não bastasse, tem ainda o adversario que usa as tentações pessoais para atacar nesse momento. Estes problemas podem provocar o desânimo, e pode levar o crente a perdada visão e do entusiasmo.
Estagnaçãp - hoje um dos problemas mais comuns da liderança cristã, ainda mais grave que o desânimo. Quando perdemos o vigor espiritual, a nossa visão começa a murchar, e isso reflete na diminuição da fé.Isso acontece quando não temos disciplina em nossos afazeres.Um lider precisa organizar seu tempo descanso, lazer e disciplina devocional. Temos que destinar tempo para tudo (leia Efesios 5/16).
Prioridade: Daniel parava tudo que estava fazendo para orar, orar para ele era prioritário. Então estabeleça prioridades na sua vida, e o tempo renderá.
Os relacionamentos pessoais: Relacionamento, uma incognita ! Todos pensam de forma diferente e o lider tem que saber tratar a todos com respeito. Paulo já dizia em sua carta aos Romanos: Porque nenhum de nós vive para si mesmo, ninguem vive sozinho, temos familia, amigos,colegas, pessoas para quem trabalhamos, pessoas que trabalham para nós etc... Por isso precisamos cultivar boas relações.
Nós cristãos não medimos os valores das pessoas pela sua profissão, posição social, pelo tamanho de sua casa ou de seu carro.O valor humano é intrinsíco.Esta é uma diferença basica entre a mentalidade cristã e a mentalidade secular.A criação é a primeira base do valor humano, e a segunda é a redenção em Jesus Cristo! (Leia Atos 20/28).
Se mantivermos relacionamentos mais sadios e respeitosos, se se valorizarmos as pessoas simplesmente porque foram criadas e redimidas por Deus e se aplicarmos este principio de agirmos em nome de Cristo, e tratarmos o nosso proximo como se fosse o proprio Cristo, experimentaremos um pedaço do Céu em nossas igrejas.
Os desafios existem para serem superados. Não deixe que nada neste mundo detenha sua missão. Amém.

Nenhum comentário: